sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Brasil Tem Terceira Maior População Carcerária do Mundo

O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros.
Os dados são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) divulgado nesta sexta-feira (8), em Brasília, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.
O sistema prisional brasileiro tem 368.049 vagas, segundo dados de junho de 2016, número estabilizado nos últimos anos. “Temos dois presos para cada vaga no sistema prisional”, disse o diretor-geral do Depen, Jefferson de Almeida. “Houve um pequeno acréscimo nas unidades prisionais, muito embora não seja suficiente para abrigar a massa carcerária que vem aumentando no Brasil”, afirmou
De acordo com o relatório, 89% da população prisional estão em unidades superlotadas. São 78% dos estabelecimentos penais com mais presos que o número de vagas. Comparando-se os dados de dezembro de 2014 com os de junho de 2016, o déficit de vagas passou de 250.318 para 358.663.
A taxa de ocupação nacional é de 197,4%. Já a maior taxa de ocupação é registrada no Amazonas: 484%.
A meta do governo federal era diminuir a população carcerária em 15%. Com a oferta de alternativas penais e monitoramento eletrônico, segundo Almeida, foi possível evitar que 140 mil pessoas ingressassem no sistema prisional.
“E quase todos os estados estão com um trabalho forte junto aos tribunais de Justiça para implementar as audiências de custódia, para que as pessoas não sejam recolhidas como presos provisórios”, explicou o diretor do Depen. Além disso, há a previsão da criação de 65 mil novas vagas para o no próximo ano.
O Brasil é o terceiro país com maior número de pessoas presas, atrás de Estados Unidos e China. O quarto país é a Rússia. A taxa de presos para cada 100 mil habitantes subiu para 352,6 indivíduos em junho de 2016. Em 2014, era de 306,22 pessoas presas para cada 100 mil habitantes.
Tipificação dos crimes
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. Homicídios representam 11% dos crimes que causaram a prisão. 

O Infopen indica que 4.804 pessoas estão presas por violência doméstica e outras 1.556 por sequestro e cárcere privado. Crimes contra a dignidade sexual levaram 25.821 pessoas às prisões. Desse total, 11.539 respondem por estupro e outras 6.062 por estupro de vulnerável.
Perfil dos presos
Do universo total de presos no Brasil, 55% têm entre 18 e 29 anos. “São jovens que estão encarcerados”, disse o diretor-geral do Depen. Observando-se o critério por estado, as maiores taxas de presos jovens, com menos de 25 anos, são registradas no Acre (45%), Amazonas (40%) e Tocantins (39%).

Levando em conta a cor da pele, o levantamento mostra que 64% da população prisional são compostos por pessoas negras. O maior percentual de negros entre a população presa é verificado no Acre (95%), Amapá (91%) e Bahia (89%).
Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao ensino médio. Menos de 1% dos presos tem graduação.
No total, há 45.989 mulheres presas no Brasil, cerca de 5%, de acordo com o Infopen. Dessas prisões, 62% estão relacionadas ao tráfico de drogas. Quando levados em consideração somente os homens presos, o percentual é de 26%.
Mais investimentos
De acordo com Almeida, os resultados do Infopen ajudam a direcionar as políticas públicas para o sistema prisional e na correta aplicação dos recursos financeiros, tanto da União quanto dos estados. O levantamento, em breve, será substituído pelo Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen), que vai coletar informações padronizadas e mais eficazes sobre a situação dos presídios.

Segundo o diretor-geral, o Depen está investindo em políticas públicas que qualifiquem a porta de entrada, de saída e as vagas do sistema, de forma a propiciar um “ambiente prisional mais humano”.
Almeida disse que o Depen aplicará mais recursos em políticas de monitoramento eletrônico (tornozeleiras) e de alternativas penais, para penas diferentes da privação de liberdade, além de intensificar a implementação das audiências de custódia junto ao Poder Judiciário. Além disso, as políticas com os egressos do sistema prisional serão expandidas para que eles voltem a trabalhar.
O governo federal também continuará investindo na reforma, ampliação e construção de unidades prisionais para que mais vagas sejam ofertadas. Serão investidos recursos para módulos de saúde, educação e outros tipos de ambientes “para que as pessoas possam cumprir as penas com maior respeito à sua dignidade”.
Em dezembro de 2016, o Ministério da Justiça liberou R$ 1,2 bilhão aos estados, do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para construção de presídios e modernizar o sistema penal. A medida veio após a edição da Medida Provisória (MP) 755, permitindo a transferência direta de recursos do Funpen aos fundos estaduais e do Distrito Federal.
Em agosto de 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as verbas do fundo não podem ficar com saldo acumulado. A decisão obrigou o Executivo a liberar o saldo acumulado do Funpen.
Segundo Almeida, com a aprovação da MP que alterou a Lei Complementar 79/94, esse ano o Depen vai repassar até 75% do Funpen; 10% desse total aos municípios (para políticas de reintegração social) e 90% aos estados, além das transferências voluntárias. O diretor-geral do Depen não soube precisar os recursos que serão distribuídos até 31 de dezembro.
O Infopen está disponível no site do Ministério da Justiça.

FONTE: Correio*

Embasa Convoca 150 Candidatos Aprovados em Concurso Público

embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou nesta sexta-feira (8) o edital de convocação de 150 candidatos aprovados no concurso público realizado em julho deste ano. A lista de convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto, contador e analista de Tecnologia da Informação. O concurso público da Embasa ofereceu 600 vagas em 11 funções dos níveis médio, técnico e superior.

Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital nos dias 19 e 20 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Parque Deputado Paulo Jackson, na Avenida Juracy Magalhães Jr., Lucaia, no Rio Vermelho.

Confira a lista, clicando aqui.

FONTE: ibahia/Folha Dirigida

Artilheiro do Ano: Com 32 Gols, Henrique Dourado Conquista Prêmio Friedenreich

Atualizado em  08/12/17, às 23:50

Com o término das principais competições nacionais, o atacante do Fluminense-RJ, Henrique Dourado conquista, pela primeira vez, o  Prêmio Friedenreich - premiação dedicada ao artilheiro do ano. O Ceifador chegou a 32 gols na temporada, dois a mais que o principal concorrente, Fred do Atlético Mineiro. Com 18 gols, o Ceifador conquistou também o prêmio de artilheiro do campeonato brasileiro, se tornando assim o quarto jogador a conseguir a façanha. 

2015 - Ricardo Oliveira (Santos), com 37 gols (Artilheiro do Brasileiro com 15 gols pelo brasileiro).
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols (19 gols pelo brasileiro)
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols (21 gols pelo brasileiro)


Confira a lista dos principais goleadores do Brasil em 2017


Resultado de imagem para imagem henrique dourado fluminense perfil
Henrique Dourado - 32 Gols 
Henrique Dourado - 6 gols pelo Carioca + 4 Copa do Brasil + 4 Sul-Americana + 0 Primeira Liga +  18 Campeonato Brasileiro.



Resultado de imagem para fred imagem atletico mineiro perfil
Fred - 30 Gols 
Fred - Parceiro de ataque de Robinho no Clube Atlético Mineiro, o camisa nove da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, e artilheiro da última edição do Brasileirão, Fred começou com tudo em 2017; no entanto, não conseguiu manter o ritmo, ficando mais de dez rodadas sem marcar. Com 28 gols, o centroavante do galo conseguiu a 2ª colocação. (6 libertadores + 10 Mineiro + 1 na Primeira liga + 1 Copa do Brasil + 12 Brasileiro).



Resultado de imagem para Bérgson (Paysandu)
Bérgson (Paysandu): 28 gols

Resultado de imagem para André (Sport) - 19 gols
André (Sport) - 26 gols

Resultado de imagem para jo perfil do corinthians
 - 24 Gols
 - 24 Gols. De contestado a herói. Bastante questionado pelos críticos dá mídia, por ser considerado indisciplinado e pelo alto valor da transação, Jô demonstrou que valeu a pena o empenho do timão para tê-lo como referência no ataque do alvinegro na temporada. Com vinte e quatro gols, Jô figurou entre os principais artilheiros que atuam no futebol brasileiro, além de conquistar os prêmios de melhor atacante, craque do campeonato e artilheiro do torneio em 2017.  (6 Paulista + 0 Sul-americana + 18 Brasileiro).

Imagem relacionada
Lucca -  24 Gols
Lucca - 7 gols no Paulista + 1 Copa do Brasil + 12 Brasileirão + 4 Sul-americana


Resultado de imagem para jonas belluso estadual 2017
Jonatas Belusso - 23 Gols
Transferido ao Al Shabab, da Arábia Saudita

Jonas Belusso - Contratado junto ao Brusque de Santa Catarina, onde foi artilheiro do estadual com onze gols, Belusso tem sido a principal arma ofensiva e esperança de gol do Londrina na série B. Com onze gols até o momento, o centroavante é o artilheiro da série B e, se mantiver a média de gols, será um dos principais nomes para a conquista do prêmio. (11 Catarinense + 1 Copa do Brasil + 11 Brasileiro Série B).


Resultado de imagem para Rafael Oliveira (Botafogo-PB)
Rafael Oliveira (Botafogo-PB) - 23
Imagem relacionada
Tito (Confiança-SE) - 22 gols



Paolo Guerrero - 22 Gols
Paolo Guerrero - Referência do ataque do Clube de Regatas do Flamengo e da seleção peruana, Guerrero está fazendo jus ao nome e se mostra confiante para galgar o prêmio. O atacante responsável pelos gols que deu o título do mundial de clube do Corinthians em 2012,  já balançou as redes dezoito vezes nesta temporada. (10 Carioca + 0 Primeira Liga + 2 Libertadores + 1 Eliminatórias +  3 Copa do Brasil + 6 Brasileiro).



Resultado de imagem para diêgo souza sport recife imagem perfil
Diêgo Souza - 22 Gols 

Diêgo Souza - Artilheiro do brasileirão do ano passado com 14 gols, ao lado de Fred, do Fluminense, e William Pottker, da Ponte Preta - Diêgo Souza, é um forte candidato à conquista do prêmio. Com atuações importantes, o meio-campista do Sport Club Recife foi convocado, no lugar do atacante Gabriel Jesus [machucado] para atuar nos dois próximos jogos da seleção brasileira pela Eliminatórias 2018. Diêgo marcou vinte e dois gols até o momento. (2 gols no Pernambucano + 6 Copa do Nordeste + 3 gols na Copa do Brasil + 11 Brasileiro).



Willam Pocket - 20 Gols


Willam Pocket - Artilheiro da última edição do Brasileirão, ao lado de Fred e Diêgo Souza com 14 gols, Pocket é um dos grandes favoritos ao prêmio da atual temporada. E brigar pela artilharia parece estar se tornando um hobby na carreira do jogador. O centroavante de nome difícil foi o goleador do campeonato paulista, quando atuava pela Ponte, balançando a rede por nove vezes. Seu faro de gol o levou ao Internacional de Porto Alegre que luta pra voltar à elite do futebol brasileiro. Pocket já alcançou a marca de 20 gols. (9 Paulista + 1 Copa do Brasil + Sul-americana + 10 Brasileiro Série B).


Resultado de imagem para Brenner - 14 Gols
Brenner - 18 Gols
Atua hoje pelo Botafogo - RJ

Brenner - De anônimo a destaque. Vice artilheiro do Campeonato Gaúcho 2016, Brenner foi contratado junto ao juventude para defender o colorado por quatro temporadas. Embora pouco conhecido, parece que o investimento está valendo a pena. O atacante que marcou 13 gols em 18 jogos na temporada passada, parece ter faro de gol e se mostra ávido por repetir a dose e firmar-se de vez no cenário do futebol brasileiro. Brenner já soma 17 gols em 2017 (5 Copa do Brasil + 7 Gaúcho + 1 Primeira Liga + 5 Brasileiro).


Resultado de imagem para Lucas Barrios (Grêmio/Palmeiras) -
Lucas Barrios (Grêmio/Palmeiras) - 17 gols



Léo Gamalho - 16 Gols
Transferido para a Ponte Preta  

Léo Gamalho - Vice-artilheiro da primeira edição da premiação com 32 gols, quando atuava pelo Santa Cruz de Recife, Léo Gamalho é a grande esperança de gol do clube esmeraldino. Com 12 gols na temporada, Gamalho espera repetir o bom futebol apresentado em 2014 e figurar entre os principais concorrentes ao prêmio. (7 Goiano + 5 Copa do Brasil + 1 Brasileiro Série B + 3 Série A).




Viola - 16 gols. 


Viola - Nome de craque, Viola, atacante do River do Piauí, balançou as redes adversárias dezesseis vezes nesta temporada. Apesar do início arrasador, Viola terá que se contentar em ser o único jogador que atua por um clube de série D a figurar entre os principais artilheiros do Brasil, já que o seu clube não disputará nenhuma competição oficial em 2017. (11 Gols no Piauiense, 4 na Copa do Nordeste e 1 no Campeonato Brasileiro Série D)


Resultado de imagem para kleber gladiador imagem perfil inter
Kleber Gladiador -  16 Gols 

Kleber Gladiador  - Terceiro colocado entre os artilheiros no ano passado, o Gladiador parece que não está disposto a perder o pleito em 2017. Com nove gols na atual temporada, o Gladiador figura mais vez entre os candidatos ao prêmio. (11 Paranaense + 0 Copa do Brasil + 5 Brasileiro).




Resultado de imagem para nico lopez
Nico López - 15 gols

Nico López - 13 gols (5 Gaúcho + 1 Primeira Liga + 2 Copa do Brasil + 7 Brasileiro).

Resultado de imagem para perfil thiago neves

Tiago Neves (Cruzeiro) - 14 Gols
 1 Mineiro + 2 Copa do Brasil + 11 Campeonato Brasileiro

Resultado de imagem para imagem perfil kieza vitoria
Kieza - 11 Gols 
Kieza - Vice-artilheiro do ano em 2015 com 29 gols, quando atuava pelo Bahia, Kieza é a grande esperança de gol do rubro-negro baiano em 2017. Com sete gols até o momento, o K9 pretende deixar pra trás as atuações pouco convincentes do ano passado e promete brigar pelo prêmio nunca antes vencido por um jogador que atue por um clube do estado da Bahia. (4 Copa do Nordeste + 5 Baiano + 0 Copa do Brasil + 2 Brasileiro).
Resultado de imagem para rafael Sobis imagem perfil cruzeiro
Rafael Sóbis - 13 Gols

Rafael Sóbis - 13 Gols  (5 gols na Copa do Brasil + 4 Mineiro + 0 Primeira Liga + 4 Brasileiro).


Resultado de imagem para Gilberto do sao paulo
Gilberto - 12 Gols

Gilberto - Reserva de luxo. O atacante contratado junto ao Chicago Fire, tem sido a sensação e  esperança de gol do tricolor paulista. Apesar de em alguns jogos amargar a reserva, Gilberto é o artilheiro do clube em 2017 com 11 gols, deixando pra trás até mesmo o seu "revés", uma das principais contratações do São Paulo para a temporada 2017 - o centroavante Pratto, ex-Atlético Mineiro.  (9 Paulista + 2 Copa do Brasil + 0 Sul-americana)

Resultado de imagem para Ricardo Oliveira perfil
Ricardo Oliveira - 11 Gols 

Ricardo Oliveira - Artilheiro do ano de 2015, com 37 gols, Ricardo Oliveira, não teve um bom desempenho em 2016, por conta de contusões. Na atual temporada, o atacante santista tem apenas 11 gols.

Resultado de imagem para robinho imagem atletico mineiro perfil
Robinho - 10 Gols 

Robinho - Artilheiro do ano de 2016, com 25 gols, Robinho é era, no início da temporada, um prováveis atacantes a está entre os goleadores do futebol brasileiro, e assim concorrer ao Prêmio Friedenreich em 2017; no entanto, o rei das pedaladas balançou as redes apenas seis vezes até o momento. (3 Mineiro + 2 Libertadores + 0 Primeira Liga + 5 Brasileiro). 

Resultado de imagem para NenÊ do vasco imagem perfil
Nenê - 8 Gols 

Nenê - Principal nome do acesso do clube cruz-maltino na temporada passada, Nenê é um dos que reforçam a lista dos candidatos ao prêmio em 2017. Com 21 gols, o meia armador do Vasco figurou entre os artilheiros do futebol brasileiro em 2016 e espera repetir a dose, apesar de não ter iniciado tão bem a temporada atual. Nenê marcou cinco vezes este ano.  (3 gols no carioca + 3 Copa do Brasil + 1 Brasileiro).


Prêmio Friedenreich


O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa pelo troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.


OS VENCEDORES
2017 - Henrique Dourado (Fluminense), com 32 gols
2016 - Robinho (Atlético-MG), com 25 gols
2015 - Ricardo Oliveira (Santos), com 37 gols
2014 - Magno Alves (Ceará), com 37 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols (19 gols pelo brasileiro)
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols 
(21 gols pelo brasileiro)








Por Redação do Blog do Irmão Rivaldo
Subsídio: globoesporte.com / futebolnacional.com
Veja Também