sábado, 14 de abril de 2018

Inscrições Para o Encceja Começam Próxima Segunda, 16

Encceja 2018

Não terminou o Ensino Fundamental ou Médio ainda? A hora de obter o diploma é agora! Fique atento, a partir desta segunda-feira 16/04 estarão abertas as inscrições Encceja 2018. Confira o cronograma do Exame e acompanhe as datas!

Você é um dos milhares de brasileiros que pretendem realizar a prova do Encceja 2018? O exame nacional para certificação de competência de jovens e adultos tem sido um assunto bastante comentado e para evitar informações desencontradas, acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as regras importantes para se dar bem no Encceja 2018, fazer uma boa prova e conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação, e tem como principal objetivo, construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio de uma avaliação intelectual. O Encceja tem sido muito procurado nos últimos anos, pois ele oferece a chance para brasileiros que não tiveram tempo de concluir os estudos em período regular, a alcançarem o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, aumentando as expectativas de uma boa oportunidade de emprego e o ingresso em Universidades através do Enem ou Vestibulares.

O Encceja nada mais é do que uma simplificação do antigo Supletivo. Muitos devem ter feito esse tipo de estudo para conseguir o diploma e o Encceja veio para simplificar a vida dessas pessoas com uma única prova (na verdade são quatro áreas específicas que contaremos logo mais no artigo), mas vale lembrar que mesmo sendo uma única prova, é preciso estudar muito – muito mesmo – usando as apostilas para o Encceja 2018.

Edital Encceja 2018 – Inscrições e Provas

No EDITAL Nº 15, DE 13 DE MARÇO DE 2018 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS – ENCCEJA NACIONAL 2018, publicado no Diário Oficial da União, traz as seguintes informações:

As inscrições serão realizadas entre os dias 16/04 até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês, horário oficial de Brasília. As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para o Ensinos Fundamental e Médio. Para mais informações acesse o edital: https://goo.gl/oMzVS4

Quem pode participar do Encceja 2018?

Inicialmente a prova é destinada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada, mas para se inscrever é preciso seguir alguns requisitos, como por exemplo:
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame;
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais;
  • Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

O que vai cair nas provas do Encceja 2018?

Esse tipo de exame é composto por quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha. É bom ficar atento as apostilas e caprichar na hora de estudar. Para ficar antenado a todas as perguntas da prova, estude por áreas específicas do conhecimento, programe seus estudos desde a inscrição até a data da prova. Por isso não demore muito para fazer a inscrição, confira o passo a passo de como fazer a inscrição Encceja 2018.

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como se preparar para o exame?

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página na internet, o material didático de apoio para os participantes do Encceja, as famosas apostilas Encceja 2018. Nessas apostilas você consegue estudar por área do conhecimento, por exemplo: se você tem mais dificuldade em matemática, pode pegar o material de apoio de matemática e tirar todas as suas dúvidas.

Principais Dúvidas:

  • Pergunta: Preciso ter o certificado de ensino fundamental para fazer fazer a prova para obter o certificado do ensino médio? Resposta: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio, é necessário apenas ter 18 anos.
  • Pergunta: Preciso pagar algum valor para fazer o Encceja? Resposta: Não, o Encceja é totalmente gratuito.

Para se inscrever

O cadastro dos participantes é totalmente gratuito e realizado exclusivamente pela internet, no portal oficial para inscrições do Encceja 2018. O edital publicado pelo Inep a cada edição do exame, contém todo o cronograma, como: prazo de inscrição, data da prova Encceja 2018, horários e outras questões. O interessado em se inscrever no Encceja, deverá participar do período de inscrições entre os dias 16 a 27 de abril, preenchendo um questionário sócio-econômico.

O exame do Encceja será feito nas escolas públicas, enquanto no exterior serão usados os consulados. Você pode estudar sozinho ou pedir ajuda de um amigo ou familiar sendo que já existem determinadas escolas públicas e privadas que fornecem aulas para ajudar os participantes do Encceja.

Resultados Encceja 2018

Os participantes poderão acessar o resultado do Encceja 2018 consultando o portal Encceja, utilizando o seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. É importante guardar os dados na hora da inscrição para não ter dificuldade posterior para entrar no sistema, mas caso tenha esquecido a senha, você pode obter uma senha nova no portal do Encceja.

Nota mínima para passar

Para obter o certificado é preciso ter uma nota acima de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova, 10 acertos de 30 questões. Também é necessário ter tirado nota mínima superior a 5 na redação. Não é tão difícil, mas é preciso estudar bastante para obter seu certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o Encceja 2018, você pode ligar diretamente para o Inep e esclarecer as suas dúvidas pelo telefone 0800 616161.


FONTE: Enceja.org

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Senado Aprova Proposta Que Permite Saque do FGTS a Quem Pede Demissão

Resultado de imagem para fgts imagem

O trabalhador que pedir demissão está mais perto de poder sacar integralmente o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Um projeto de lei do Senado com esse objetivo, o PLS 392/2016, foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais da Casa.

Caso não haja apresentação de recurso para análise do tema no plenário do Senado, o texto seguirá diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, quem pede demissão não pode retirar os recursos do FGTS, exceto em casos de demissão por acordo entre patrão e empregado, que permitem o saque de 80% do fundo. 

Quem é demitido sem justa causa pode retirar o valor total do fundo. Já funcionários demitidos por justa causa não têm direito ao saque dos recursos. Veja casos que permitem o saque do FGTS. 

Segundo a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), autora do projeto, "os trabalhadores devem ter os mesmos direitos, quer peçam demissão ou sejam demitidos injustificadamente".

"Quando o empregado pede demissão, os saldos ficam retidos, com atualização monetária insuficiente e em benefício do sistema financeiro que sustenta, entre outras, as políticas habitacionais",

Para o relator da matéria na comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), este é um passo a mais rumo à "correção de uma distorção histórica" na legislação que trata do FGTS, que buscava restringir o acesso a esses recursos que são trabalhador.


Fonte: Uol

terça-feira, 10 de abril de 2018

Murilo Cerqueira - Ourives




Página dedicada à divulgação do nosso parceiro, Murilo Cerqueira

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Pulseira Personalizada, Prata  950

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Aliança Ouro Fosca
A imagem pode conter: texto
Broche Personalizado
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Anel, ouro, Brilhantes, Esmeralda
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Ouro#Safira
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Ouro Anatômica 750
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Aliança Ouro 750  Brilhantes





Para encomendas e orçamentos, clique aqui.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Cerca de 600 Mil Títulos Estão Cancelados na BA; Prazo Para Regularização Encerra em 30 Dias

Resultado de imagem para biometria foto titulo

Faltam 30 dias para que o prazo para regularizar a situação eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerre e cerca de 600 mil eleitores baianos ainda não compareceram a um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer os ajustes necessários. Entre eles estão aqueles que não fizeram a revisão biométrica obrigatória, encerrada em 31 de janeiro em cerca de 50 municípios do estado.
Ao fim do primeiro mês do prazo aberto para regularização, 324.539 eleitores compareceram a um dos postos de atendimento do TRE no estado. Dos 916.378 eleitores com títulos cancelados, 591.839 cidadãos ainda precisam comparecer ao cartório da cidade onde vota e normalizar a situação.
Salvador
Na capital baiana, que teve ao final do recadastramento biométrico um total de 321.549 títulos cancelados, apenas 101.739 eleitores regularizaram a situação em um dos 17 pontos de atendimentos localizados na cidade. O prazo limite para a regularização eleitoral é 9 de maio de 2018. 
Confira onde regularizar a sua situação eleitoral na capital: 
Postos com agendamento no site do TRE-BA 
Prefeitura-bairro Subúrbio-Ilhas - 288 vagas por dia - segunda a sexta das 8h45 às 16h - Rua Pará, Paripe
Prefeitura-bairro Pau da Lima - 264 vagas por dia - segunda a sexta das 8h às 16h30  - Avenida São Marcos, São Marcos
Prefeitura-bairro Barra/Pituba - 204 vagas por dia - segunda a sexta das 8h às 17h - Rua Marquês de Monte Santo, Rio Vernelho
Prefeitura-bairro Cajazeiras - 175 vagas por dia - segunda a sexta das 8h às 16h -  Estrada da Paciência, Cajazeiras
Shopping Center Lapa - 350 vagas por dia - Rua Portão da Piedade, Barris - segunda à sexta das 9h às 20h
Shopping Paralela - 245 vagas por dia - Avenida Luís Viana Filho (Paralela) - segunda à sexta das 9h às 17h45
Posto da Câmara Municipal - 320 vagas por dia - Ladeira da Praça, Centro - segunda à sexta das 8h às 16h

Postos com agendamento no site do SAC* 
SAC Barra - 120 vagas por dia - Shopping Barra, Avenida Centenário, Chame-Chame - segunda à sexta das 9h às 18h
SAC Cajazeiras - 80 vagas por dia - Estrada do Coqueiro Grande, Cajazeiras - segunda à sexta das 7h às 15h30
SAC Comércio - 94 vagas por dia - Avenida da França, Comércio - segunda à sexta das 7h às 15h30 
SAC Periperi - 90 vagas por dia - Rua Osvaldo Devai, Periperi -  segunda à sexta das 7h às 15h30 
SAC Servidor (Boca do Rio) - 70 vagas por dia - Avenida Octávio Mangabeira - segunda à sexta das 7h às 17h

Postos com atendimento sem agendamento:
Estação Pirajá do Metrô - 300 vagas por dia - segunda à sexta das 7h às 16h
Estação Bonocô no Metrô - 300 vagas por dia - segunda à sexta das 7h às 16h
Estação Ferroviária da Calçada - 300 vagas por dia - segunda à sexta das 7h às 16h
Sede do TRE (Centro Administrativo da Bahia) - segunda à sexta - Ordem de chegada - até às 18h - CAB
Confira os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico:
- Documento oficial de identificação com foto (Ex.: original e cópia de RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);
- Comprovante de residência atual original e cópia (emitido há, no máximo, três meses), no nome do eleitor ou de um parente, devendo comprovar o parentesco;
- Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: original e cópia da certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);
- Se for tirar o 1º título eleitoral, necessita-se ainda da original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).
- A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.
- O eleitor que tiver o título eleitoral anterior deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico. Caso o tenha perdido não é necessário levar boletim de ocorrência.
-  Antes de comparecer ao cartório, é necessário ao eleitor consultar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, bastará acessar o site (www.tre-ba.jus.br). A pesquisa é feita, por meio do menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.

FONTE: iBahia
Veja Também