sábado, 14 de abril de 2018

Inscrições Para o Encceja Começam Próxima Segunda, 16

Encceja 2018

Não terminou o Ensino Fundamental ou Médio ainda? A hora de obter o diploma é agora! Fique atento, a partir desta segunda-feira 16/04 estarão abertas as inscrições Encceja 2018. Confira o cronograma do Exame e acompanhe as datas!

Você é um dos milhares de brasileiros que pretendem realizar a prova do Encceja 2018? O exame nacional para certificação de competência de jovens e adultos tem sido um assunto bastante comentado e para evitar informações desencontradas, acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as regras importantes para se dar bem no Encceja 2018, fazer uma boa prova e conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação, e tem como principal objetivo, construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio de uma avaliação intelectual. O Encceja tem sido muito procurado nos últimos anos, pois ele oferece a chance para brasileiros que não tiveram tempo de concluir os estudos em período regular, a alcançarem o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, aumentando as expectativas de uma boa oportunidade de emprego e o ingresso em Universidades através do Enem ou Vestibulares.

O Encceja nada mais é do que uma simplificação do antigo Supletivo. Muitos devem ter feito esse tipo de estudo para conseguir o diploma e o Encceja veio para simplificar a vida dessas pessoas com uma única prova (na verdade são quatro áreas específicas que contaremos logo mais no artigo), mas vale lembrar que mesmo sendo uma única prova, é preciso estudar muito – muito mesmo – usando as apostilas para o Encceja 2018.

Edital Encceja 2018 – Inscrições e Provas

No EDITAL Nº 15, DE 13 DE MARÇO DE 2018 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS – ENCCEJA NACIONAL 2018, publicado no Diário Oficial da União, traz as seguintes informações:

As inscrições serão realizadas entre os dias 16/04 até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês, horário oficial de Brasília. As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para o Ensinos Fundamental e Médio. Para mais informações acesse o edital: https://goo.gl/oMzVS4

Quem pode participar do Encceja 2018?

Inicialmente a prova é destinada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada, mas para se inscrever é preciso seguir alguns requisitos, como por exemplo:
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame;
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais;
  • Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

O que vai cair nas provas do Encceja 2018?

Esse tipo de exame é composto por quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha. É bom ficar atento as apostilas e caprichar na hora de estudar. Para ficar antenado a todas as perguntas da prova, estude por áreas específicas do conhecimento, programe seus estudos desde a inscrição até a data da prova. Por isso não demore muito para fazer a inscrição, confira o passo a passo de como fazer a inscrição Encceja 2018.

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como se preparar para o exame?

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página na internet, o material didático de apoio para os participantes do Encceja, as famosas apostilas Encceja 2018. Nessas apostilas você consegue estudar por área do conhecimento, por exemplo: se você tem mais dificuldade em matemática, pode pegar o material de apoio de matemática e tirar todas as suas dúvidas.

Principais Dúvidas:

  • Pergunta: Preciso ter o certificado de ensino fundamental para fazer fazer a prova para obter o certificado do ensino médio? Resposta: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio, é necessário apenas ter 18 anos.
  • Pergunta: Preciso pagar algum valor para fazer o Encceja? Resposta: Não, o Encceja é totalmente gratuito.

Para se inscrever

O cadastro dos participantes é totalmente gratuito e realizado exclusivamente pela internet, no portal oficial para inscrições do Encceja 2018. O edital publicado pelo Inep a cada edição do exame, contém todo o cronograma, como: prazo de inscrição, data da prova Encceja 2018, horários e outras questões. O interessado em se inscrever no Encceja, deverá participar do período de inscrições entre os dias 16 a 27 de abril, preenchendo um questionário sócio-econômico.

O exame do Encceja será feito nas escolas públicas, enquanto no exterior serão usados os consulados. Você pode estudar sozinho ou pedir ajuda de um amigo ou familiar sendo que já existem determinadas escolas públicas e privadas que fornecem aulas para ajudar os participantes do Encceja.

Resultados Encceja 2018

Os participantes poderão acessar o resultado do Encceja 2018 consultando o portal Encceja, utilizando o seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. É importante guardar os dados na hora da inscrição para não ter dificuldade posterior para entrar no sistema, mas caso tenha esquecido a senha, você pode obter uma senha nova no portal do Encceja.

Nota mínima para passar

Para obter o certificado é preciso ter uma nota acima de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova, 10 acertos de 30 questões. Também é necessário ter tirado nota mínima superior a 5 na redação. Não é tão difícil, mas é preciso estudar bastante para obter seu certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o Encceja 2018, você pode ligar diretamente para o Inep e esclarecer as suas dúvidas pelo telefone 0800 616161.


FONTE: Enceja.org

0 comentários:

Postar um comentário

Veja Também