domingo, 31 de janeiro de 2016

Prefeitura de Muritiba Anuncia Abertura de Concurso Público



A Prefeitura de Muritiba, na Bahia, torna público o edital nº 01/2016 de concurso público. A finalidade é a contratação de 20 profissionais no cargo de Guarda Municipal, mais cadastro de reserva. O certame fica sob os cuidados da empresa Suprema Concursos e Consultoria Técnica Ltda.

Os contratados farão jus a remuneração no valor de R$ 880,00, em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão aceitas até o dia 19 de fevereiro de 2016, no site: www.supremaconcursos.com.br ou no posto localizado na Biblioteca Municipal, que fica na Praça Castro Alves, s/n, Centro, das 8h às 12h e das 14 às 18h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.

Os inscritos serão submetidos a provas escrita objetiva, avaliação de títulos, exame psicológico e teste de aptidão física - TAF.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 13 de março de 2016, no município de Muritiba, em local e horário a serem comunicados com antecedencia no site www.supremaconcursos.com.br.

O concurso público terá validade por dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.


FONTE: concursosnobrasil

Verdade ou Mentira: Casamento Entre Irmãos Foi Liberado no Brasil?





É verdade que um Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça liberou o casamento entre irmãos?

A notícia apareceu na web no dia 11 de janeiro de 2016 e rapidamente se espalhou através das redes sociais e em publicações em blogs e sites.

De acordo com o texto, o projeto criado pelo deputado federal Carlos Magalhães Pedreira (PT – MA) estipula que os irmãos que quiserem se casar bastará procurarem um cartório para oficializar a união civil. 

A lei também prevê que se o casal desejar se casar também no religioso, o próprio cartório deverá preparar uma carta declaratória para isso e o documento obrigará o padre ou pastor a realizar o casamento na igreja. 

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa? 

O texto é falso! 

Basta uma olhada no site da Câmara para se verificar que não há nenhum deputado chamado Carlos Magalhães Pedreira

Aliás, uma busca pelo nome do deputado citado na notícia mostra que ele só aparece em sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto! 


Origem 

Essa notícia falsa surgiu no blog humorístico ENFU, que já citamos diversas vezes aqui no E-farsas. Uma brincadeira que se espalhou rapidamente até ser publicada em algum blog como se fosse real… 

Em Portugal é diferente 

No Brasil, o casamento entre irmãos não é considerado crime, mas é proibido pelo artigo 1521 do Novo Código Civil, e o mesmo não ocorre em alguns outros países. Segundo essa publicação de 2012 feita no site português Publico.pt, a lei portuguesa não pune o incesto e, além disso, permite que filhos que foram frutos dessas relações sejam registrados pelo casal! 

Conclusão 

A notícia afirmando que o Brasil vai liberar o casamento entre irmãos é apenas uma brincadeira criada por um site de humor e não deve ser levada à sério! 

FONTE: e-farsas.com

Baianão 2016: Bahia Vence Juazeirense e Quebra Jejum Indigesto


Enfim, o Bahia volta a vencer na sua estreia pelo Baianão. Jogando como visitante no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o Tricolor de Aço derrotou a Juazeirense por 3 a 2 e quebrou um indigesto jejum de cinco anos sem triunfos no primeiro jogo do campeonato estadual. 

Desde os primeiros minutos, os comandados de Doriva demonstravam uma postura ofensiva, tentando abrir logo o marcador contra a equipe rival. 


FICHA TÉCNICA: Juazeirense x Bahia

Campeonato Baiano – 1ª rodada
Local: Metropolitano de Pituaçu, em Salvador
Data: 31/01/2016
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Adailton José Jesus da Silva (BA) e Marcus Welb Rocha de Amorim (BA)
Cartão Amarelo: Marcelo Lomba, Ricardo Braz (2x), Tigre, Luisinho, Nino Guerreiro, Fernandinho, Emerson, Hayner
Cartão Vermelho: Ricardo Braz
Gols: Nino Guerreiro, Hernane (2), Ebinho

Juazeirense: Tigre; Alex, Braz, Emerson e Fernandinho; Naldo, Capone e Manteiga (Rodrigo); Ebinho, Willian Carioca (Elvis) e Nino Guerreiro (Sassá). Técnico: Sérgio Araújo.


Bahia: Marcelo Lomba; Hayner, Robson, Gustavo e João Paulo (Mário); Paulo Roberto (Rômulo); Danilo Pires, Juninho, Luisinho e Edigar Junio; Hernane Brocador (Zé Roberto). Técnico: Doriva.


FONTE: O Amarelinho 10

sábado, 30 de janeiro de 2016

Na Tentativa de Matar Uma Barata, Menina de 13 Anos Põe Fogo em Apartamento



Um apartamento de um prédio localizado no município de Vila Velha, no Espírito Santo, pegou fogo na manhã deste sábado (30). Apesar de ainda não haver confirmação do Corpo de Bombeiros sobre a causa do incêndio, vizinhos afirmaram que o fogo começou porque uma menina de 13 anos jogou álcool em uma barata, na tentativa de matá-la, colocando fogo em seguida. 

De acordo com o jornal A Gazeta, os vizinhos do apartamento incendiado foram acordados com o cheiro da fumaça e chamaram os bombeiros. O fogo foi contido, mas todos os moradores tiveram que deixar o prédio. As chamas destruíram o apartamento e causaram a morte de um cachorro e um pássaro da família.

FONTE: O Amarelinho 10

Padre Realiza Casamento Entre Homossexuais e Diz Que Igreja Católica é Cheia de Padres Gays



Um padre foi excluído da igreja católica por não concordar com a doutrina e mandamento da igreja na sociedade. Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como padre Beto, disse que a igreja católica vive na hipocrisia total.

No sábado (23), o padre celebrou no município de Trancoso, estado da Bahia, o quarto casamento homoafetivo de sua trajetória que uniu 2 médicos.

De acordo com areportagemdo Tribuna da Bahia, o padre acredita que tornou-se uma referência para a comunidade LGBT. “Não sou um sacerdote de nenhuma igreja chamada de inclusiva e muito menos lido com a questão como se fosse excepcional. Apenas vejo pessoas humanas que se amam e desejam construir um projeto de vida juntos”, diz.

Os noivos, Alberto Cordeiro e Augusto Romão, conheceram Beto por pesquisas na Internet e se interessarem pelo perfil do padre. ‘’Sempre fomos muito religiosos e buscávamos alguém para celebrar nosso casamento, mas por causas óbvias tivemos negativas da Igreja Católica’’, conta o casal.

Padre Beto diz que vê os gays com naturalidade para que todos possam desfrutar do casamento como qualquer outra pessoa. “Nós seremos verdadeiramente religiosos quando enxergarmos gays, héteros, lésbicas, bissexuais, transexuais, negros, brancos, enfim, qualquer ser humano como um filho de Deus. Este é o futuro”, afirma.

O padre foi excomungado em abril de 2013 pela Diocese de Bauru (SP) por ter se recusado a pedir o perdão exigido por seu bispo após discutir abertamente a moral sexual cristã. O sacerdote defende pensamentos condenados pela Igreja Católica, como a homossexualidade.

“A Igreja Católica ainda mantém sua postura absurda de condenar os gays ao celibato. Por isso os padres são impedidos de realizar casamentos de gays, pois família para a Igreja Católica é formada de homem e mulher. O que é um absurdo.”

Beto diz ainda que existem padres que pensam exatamente como ele, somente não expõem suas idéias por medo da penalidade que sofreu. “Não sabem o que estão perdendo, pois hoje me sinto muito mais feliz e livre para amar. Como também existem muitos padres gays na Igreja Católica”, afirma.

“Aliás, acredito que a maioria dos padres na atualidade é gay. Alguns vivem no celibato e outros mantêm uma vida dupla, ou seja, acabam vivendo sua sexualidade tranquilamente com parceiros, apesar de manterem o discurso da Igreja frente a seu rebanho”, completa.

O padre revela ainda históricos de fiéis que destoam dos preceitos católicos. “Eu não conheço nenhum casal católico que não usa anticoncepcional, com certeza nunca casei pessoas virgens e a infidelidade entre casais católicos é muito frequente”, enumera.

Segundo Beto, o amor pode surgir entre todos os seres humanos e que a homossexualidade é tão santa quanto a heterossexualidade. “Eu diria a eles (gays) que tenham pena da Igreja. Na realidade, ela é uma instituição formada de pessoas reprimidas ou recalcadas. A Igreja Católica vive na hipocrisia e isso é muito triste em pleno século 21.”

Ele ainda diz que a sexualidade não nos afasta de Deus: “O que nos afasta de Deus é o mau caráter, a corrupção, a hipocrisia, a maldade e tantas outras formas de destruição do ser humano e de nosso mundo”.

Para Alberto e Augusto, que terão o casamento celebrado por padre Beto, deve-se comemorar o amor e não ter medo da exposição. ‘’Nós optamos em celebrar porque achamos que nosso amor não é menor do que qualquer outro casal e merecemos celebrar a nossa união com quem amamos, amigos e família, e não temos medo da exposição porque nosso sentimento é natural e verdadeiro’’, completam.

FONTE: Padom

Vitória Goleia a Jacuipense Pela Estreia do Baianão


Começou na tarde deste sábado, (30) a centésima décima primeira edição do campeonato baiano de futebol. Organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), a competição é a mais antiga desse esporte da região Nordeste e a segunda do Brasil, ficando atrás apenas do Campeonato Paulista (criado em 1902), sendo realizada ininterruptamente desde 1905.

A partida de estréia, foi realizada no Barradão e envolveu as equipes do Esporte Clube Vitória e o Esporte Clube Jacuipense. Os donos da casa - o Vitória, venceu por 3x0. 

Os gols for marcados por Arthur Maia e pelos estreantes Tiago Real e Alípio. Destaque também para o goleiro Fernando Miguel que, seguindo a sina do ano passado, conseguiu defender um pênalti cobrado por Tiago Orobó, quando a partida estava ainda em 2x0. Mais de 7 mil torcedores presenciaram a primeira vitória do time rubro-negro na competição.

Subsídio Textual: Wikipédia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Definido o Layout da Camisa da 6ª Marcha Para Jesus em Nagé



A Comissão Organizadora do Projeto Evangelístico Marcha Para Jesus em Nagé, através do seu presidente, Robson Seixas (Seixas Produções), publicou na tarde desta sexta-feira (29), o layout da camisa para a 6ª edição do evento. 

Após uma votação bastante acirrada entre os modelos lançados para votação, a Comissão Organizadora do Evento, resolveu fazer uma mescla dos layout's mais votados. 

A camisa estará disponível a partir do dia 10 de fevereiro e custará R$ 20,00. Os Interessados em adquirir devem ligar para o número de contato (75) 3527-5386.


O evento acontecerá no sábado de aleluia, 26 de março, a partir das 16h.


Atrações confirmadas: 

Cantor Marcos Antonio - o Negrão Abençoado

Banda Romanos 5, 

Banda Efraim 

Ministério Louvai.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Famosos Que Fizeram Pacto Com Entidades - Parte I



Sucesso, fama, status, prestígio. Parece que o desejo obstinado pelos píncaros glória não ter fim. Até que ponto as pessoas são capazes de ir para serem reconhecidas mundialmente? 

A partir de hoje estaremos publicando uma série de vídeos, onde artistas de todo o segmentos declaram ter feito pactos com entidades na tentativa de obter o sucesso. Alguns ainda preferem usar as mensagens subliminares, outros porém não teem o mínimo de receio em confessar que venderam a sua alma ao diabo. 

Assista: 




FONTE do Vídeo: Perfil Vladi Bastos

“Menina Biônica”: Britânica Não Sente Cansaço, Fome Nem Dor


Ela não sente fome, não sente cansaço e, além de tudo isso, também não sente dor. Tudo isso ao sete anos. Trata-se de Olivia Farnsworth, que vive com sua família em Huddersfield, no Reino Unido.

Em sua vizinhança, ela passou a ser conhecida como a “garota biônica” por conta dos detalhes de sua vida descritos acima. Para os pais, porém, o que muitos enxergam como qualidade pode se transformar em graves problemas.

Isso porque desde o dia do nascimento ela impressionava a família por simplesmente não chorar. Parecia sorte, mas virou pavor no dia que ela foi atropelada por um carro e simplesmente não se feriu. Os pais, então, foram atrás de ajuda.

O que muitos encaram como um milagre se tornou algo complexo para a ciência. Mas, depois de muito estudo, descobriram que ela possui uma raríssima anomalia cromossômica e por isso não sente fome, cansaço ou dor.

O que torna Olivia mais especial é a junção dos três fatores, uma vez que eles já haviam sido notados em outros pacientes, mas sempre de maneira separada. Os pais, agora, esperam mais profundidade nos exames para saber o que mais lhes interessa: como será o futuro da menina.

Isso porque, atualmente, Olivia não demonstra nenhum sinal de efeito colateral além de súbitos ataques de raiva. O medo principal é que, em algum momento, a ausência de fome, dor e cansaço apareça de forma brusca ou até mesmo afetar psicologicamente a vida da menina. Mas isso só o tempo poderá dizer, no momento.


FONTE: Yahoo

Maragogipe Lidera Estatística dos Municípios Que Mais Perderam Empregos Formais no Brasil


No início de 2015, Maragogipe, a 130 quilômetros de Salvador, na Bahia, empregava 4.806 trabalhadores com carteira assinada. A combinação da Operação Lava-Jato e a crise do setor de petróleo, ambas com fortes consequências sobre as operações e os investimentos da Petrobras – além da recessão, que provocou demissões em todo o país -, fizeram a cidade perder 75% desses empregos. Nada menos que 3.588 vagas formais foram fechadas na cidade no ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Maragogipe lidera a estatística dos municípios brasileiros que proporcionalmente mais perderam empregos com carteira assinada em 2015, de acordo com levantamento feito pelo Valor e que considerou as mil localidades com mais vagas formais do país. A exemplo de outras cidades que estão no topo da lista – como Altamira, no Pará, e Ipojuca, em Pernambuco -, o fim de grandes obras de construção deixou na cidade um expressivo contingente de desempregados na construção civil, setor que proporcionalmente mais demitiu em 2015.

Na maioria dos casos, esses trabalhadores são migrantes, tradicionalmente se mudam de um Estado a outro para trabalhar em grandes obras – na falta delas, porém, muitos permanecem onde estão, mesmo desempregados.

Na lista dos 15 municípios que mais perderam postos de trabalho, a combinação de operação Lava-Jato, crise do petróleo e reestruturação da Petrobras também explica diretamente o aumento do desemprego em mais três cidades: Ipojuca, em Pernambuco, Itaboraí e Itaguaí, no Rio de Janeiro. Nas mineiras Itabira e Itabirito, o fim das obras relacionadas a um projeto de ampliação e recuperação de minas antigas da Vale na região do quadrilátero ferrífero, que desempregou milhares de pessoas na construção civil, foi potencializado pela crise na mineração decorrente da queda no preço do minério de ferro. Nas duas cidades, 11% do emprego formal no setor extrativo foi perdido no ano passado.

Em pequenas cidades que integram o ranking das maiores demissões, destacam-se como causas dispensas em frigoríficos e em usinas de açúcar e álcool. Embora acentuadas pelo fim de grandes obras, em muitas cidades, as demissões refletem a frustração com projetos que elevariam o emprego pós-conclusão das obras.

O prefeito de Itabira, Damon Lazaro de Sena (PV), conta que no pico, as obras da Vale (em 2008 a mineradora iniciou um projeto conhecido como Itabiritos, de readequação de minas antigas no quadrilatéro ferrífero) envolveram 10 mil trabalhadores, o que criou empregos em serviços (alojamento e alimentação, entre outros) e na construção, segmento que atraiu muitos migrantes até porque não havia mão de obra disponível na cidade. “Agora, além dos desempregados pelo fim da obra, a crise na mineração provocou muitas outras demissões”, diz o prefeito.

Em 2015, o orçamento da cidade previa R$ 525 milhões, mas apenas R$ 460 milhões entraram nos cofres da prefeitura. “Só dos royalties da mineração, passamos de R$ 8 milhões mensais no começo do ano passado para R$ 2,5 milhões agora”, informa.

Assim como a próxima Itabirito, Itabira quer reduzir a dependência da cidade da mineração. Em Itabira, Sena está empenhado em ampliar o campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que já funciona na cidade. “É um jeito de usar o dinheiro da mineração para gerar alternativas econômicas que reduzam nossa dependência dela”, diz ele. Em Itabirito, a prefeitura criou um distrito industrial e está confiante que 35 pequenas e médias empresas vão se instalar no local ainda em 2016 e mudar a cara do atual desemprego.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, Sanders Jones de Assis, estima que cerca de 2 mil trabalhadores que vieram para a cidade para trabalhar nas obras relacionadas à ampliação e readequação das minas da Vale tenham permanecido no município. Além dos desempregados da construção civil e do setor extrativo, a cidade também sofreu com o fechamento da fábrica da Delphi, fornecedora da Fiat, que se mudou para outra cidade e fechou 800 postos de trabalho em Itabirito, diz Assis. Na lista de novas empresas, a Metso (fabricante de máquinas para mineração) está instalando um centro de distribuição na cidade, conta o secretário.

A cidade de Itabira, conta o prefeito Sena, também ficou com uma herança de trabalhadores que vieram para as obras e ficaram. “Muitos chegaram ainda em 2008, 2009, casaram e tiveram filhos”, pondera, relacionando que essa ampliação da população também demandou mais serviços públicos, em saúde e educação.

O mesmo aconteceu em Itaboraí, no Rio de Janeiro, onde a paralisação das obras do polo petroquímico do Comperj em decorrência dos desdobramentos da operação Lava-Jato deixou o município com saldo negativo de 15,3 mil vagas, 36,8% do volume registrado em dezembro de 2014. “Muita gente ainda está aqui porque não há outras grandes obras. Os estaleiros estão parados”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Guimarães.

As notícias veiculadas no fim do ano passado de que a Petrobras relançaria neste ano dois editais para retomar parte das obras, ele acrescenta, também contribuiu para que muita gente preferisse ficar. “O Sebrae tem nos ajudado, com os programas de formação de empreendedores, mas a gente já percebe um aumento no número de ambulantes”, exemplifica.

A arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS), segundo o secretário, despencou 47%, chegando a R$ 126 milhões no ano passado. Em dificuldade, a prefeitura demitiu dois mil funcionários comissionados e reduziu em 20% a remuneração dos que ficaram. Em grave crise fiscal, o governo do Estado também não é uma alternativa de financiamento, ele completa. “Não sabemos como vamos chegar ao fim do ano”.

Em Maragogipe, o cenário atual de desemprego se assemelha ao da década de 1970, afirma o procurador-geral do município, Edval Jorge dos Santos. Naquela época, a crise do polo fumageiro do Recôncavo Baiano levou a fábrica de charutos da Suerdieck, na época a principal empregadora da cidade, a demitir praticamente todos os funcionários, quase 6 mil pessoas.

Das vagas criadas durante a implantação do estaleiro Enseada, que pertencia ao consórcio formado por Odebrecht, OAS e UTC, ele diz, cerca de 40% eram ocupadas por moradores da região. “Essas pessoas agora recorrem à Prefeitura, mas ela também não consegue empregar mais ninguém”, ele afirma, fazendo referência à queda brusca da arrecadação municipal em decorrência do encerramento das atividades do Enseada e do volume menor de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma fonte de renda importante para Maragogipe.

São Roque do Paraguaçu, um dos distritos que mais cresceram com as perspectivas de investimentos geradas pela chegada do estaleiro e pela perspectiva de instalação de um polo industrial no entorno, experimenta uma redução expressiva no valor dos imóveis e na atividade do comércio.

A situação é parecida no outro extremo do país, na cidade gaúcha de Rio Grande. Com a paralisação das atividades nos três estaleiros na região – Rio Grande 1 e 2 e Honório Bicalho -, o município perdeu 3,6 mil postos de trabalho, 7,3% do volume registrado no fim de 2014. Nascido e criado na cidade, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico, Benito Gonçalves, afirma que o cenário de aumento do desemprego é agravado pela crise fiscal do governo. No ano passado, a prefeitura interviu em um dos dois hospitais mantidos pelo Estado na cidade e mantém com dificuldade parte dos serviços da Santa Casa.

Na também gaúcha Guaíba, o fim das obras de ampliação da fábrica da Celulose Riograndense, que iniciou em outubro de 2013 e terminou em maio de 2015, ultrapassou R$ 5 bilhões em investimentos e gerou mais de 11 mil postos de trabalho diretos e 21 mil indiretos, deixou um saldo negativo no Caged de 3,6 mil empregos só na construção civil.

Embora registrados na cidade, a maioria desses trabalhadores não mora em Guaíba, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleber Quadros. Quando a obra começou, a prefeitura mapeou a disponibilidade de mão de obra na cidade e negociou com a empresa que o restante dos trabalhadores fossem contratados em cidades vizinhas e viessem todos os dias de ônibus para Guaíba. “O objetivo do prefeito – foi evitar a criação desse cinturão de desempregados no fim da obra”, explica Quadros. O prefeito é Henrique Tavares (PTB).

Guaíba integra a lista das cidades com mais fechamento proporcional de postos de trabalho em 2015, mas Quadros pondera que, em 2016, a cidade pretende figurar na lista dos que mais empregaram. Além das contratações da Celulose Riograndense, a cidade vai sediar a fábrica da Foton (fabricante de caminhões) e o centro de distribuição da Gefco, empresa do grupo Peugeot, conta o secretário.

FONTE: Blog do Zevaldo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tragédia: Delegado Esquece Filho de 2 anos em Carro e Criança Morre


Um menino de 2 anos morreu na tarde desta terça-feira (26) depois de ser esquecido pelo pai dentro do carro, em Cuiabá. 

O pequeno Frederico era filho único do delegado Geraldo Gezoni Filho, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A criança seria levada para uma escolinha no começo da tarde, mas o pai esqueceu e foi direto para o trabalho.Somente no final da tarde o pai percebeu que tinha esquecido o filho. Frederico chegou a ser socorrido em um hospital da cidade, mas não resistiu."Foi uma falha humana. Ele (o pai) estava trabalhando, teve uma operação grande ontem, com diligências externas", disse ao G1 o delegado geral Adriano Peralta. 

O pai contou que levava Frederico para a escolinha por volta das 14h, com o filho dormindo na cadeirinha do banco traseiro. No caminho, colegas ligaram chamado Gezoni para um procedimento de transferência de um detido para o presídio. Ele então foi para a delegacia atender ao chamado - o delegado era responsável pelo DHPP no dia. Ele deixou o carro com o filho no pátio. O delegado foi para casa no final do dia e ao encontrar a esposa percebeu que o filho estava desmaiado no carro. Eles tentaram reanimar o menino e depois o levaram até uma emergência, onde o garoto foi declarado morto. 

A causa da morte da criança foi asfixia por confinamento. Um procedimento vai apurar o que aconteceu, mas é comum nesses casos que o pai receba um perdão. "Nenhum juiz do mundo pode dar uma pena maior do que esse sofrimento da família. Não existe pena maior do que essa", explica o delegado.

FONTE: O Amarelinho 10

Governo Dará Salário Para Bebês Com Microcefalia



Bebês diagnosticados com microcefalia em todo o País vão ter direito a receber um salário mínimo por mês, uma espécie de aposentadoria, desde que pertençam a famílias com renda mensal de até R$ 220 (um quarto do salário mínimo) por pessoa. A medida deve ser anunciada nos próximos dias pelo governo como forma de proteção às famílias pobres com crianças portadoras da má-formação.

A reportagem apurou que o Ministério da Saúde já repassou a lista com os municípios onde foram registrados casos de microcefalia para que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) faça um cruzamento com o cadastro único do governo de benefícios sociais. Em nota, o MDS confirmou que está em diálogo com os técnicos do Ministério da Saúde.

O BPC (Benefício de Proteção Continuada), instituído pela Constituição de 1998 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), garante 1 salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência que não tenham meios para se sustentar nem podem ser sustentadas pela família, independentemente da idade. Atualmente, 4,2 milhões de pessoas são beneficiadas. O orçamento deste ano, sem incluir os casos de microcefalia, estima pagamentos de R$ 48,3 bilhões.

Pais

Para o advogado especialista em Direito previdenciário Rômulo Saraiva, além das consequências da microcefalia, para a concessão do benefício deve ser acrescentado o impacto da doença na vida dos pais. "Essas crianças precisam de cuidados especiais e do tempo deles, que, muitas vezes, têm de abdicar do emprego", afirmou.

O último boletim do Ministério da Saúde, com dados até 16 de janeiro, relata a existência de 3.893 casos suspeitos de microcefalia no País. Para pedir o benefício, é preciso agendar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135. A reportagem do Estado ligou para a central de atendimento, que informou ser preciso o número da identidade e do CPF da criança para fazer o agendamento. Para a concessão do benefício, a criança passará por avaliação médica e social.

Por causa do represamento de perícias, motivado por uma greve no INSS, os agendamentos são feitos para até abril e maio. No entanto, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, é assegurada a oferta prioritária dessa avaliação para os beneficiários e famílias do Benefício de Proteção Continuada.

Saraiva explicou que, caso o pedido seja negado ou demore mais de dois meses, as famílias podem recorrer à Justiça.

FONTE: Portal R7

Vaticano Avança em Processo de Unificação das Religiões


O pontificado do ex-papa Bento 16 foi marcado, entre outras coisas, pelo posicionamento claro em relação ao islamismo. No dia 12 de setembro de 2006, em viagem à Alemanha, o papa Bento 16 fez um discurso polêmico.


Na ocasião citou o imperador bizantino Manuel 2º Paleologus: “Mostre-me o que Maomé trouxe que era novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava”.

A reação dos muçulmanos foi imediata. Houve protestos em todo o mundo muçulmano. Em Nablus, na Cisjordânia, duas igrejas sofreram atentados com bombas. No Paquistão, o governo chamou o embaixador do Vaticano no país para pedir explicações e o parlamento aprovou uma resolução recriminando o papa.

No Catar e no Egito, importantes líderes religiosos condenaram as declarações. No Irã, o influente clérigo Ahmad Khatami disse: “É lamentável que o líder religioso dos cristãos tenha tão pouco conhecimento do Islã, e que fale sem vergonha disso”.

Passaram-se 10 anos e o papa Francisco tomou uma postura completamente diferente. Recebeu nesta terça (26), o presidente do Irã, Hasan Rowhani, que saiu dizendo “Peço que [o papa] reze por mim”. Um dos principais líderes islâmicos do mundo também afirmou que o encontro “foi um prazer”.

Por sua vez, Francisco agradeceu a visita e disse que “espera o alcance da paz”. Surpreendentemente, após a reunião, o Vaticano afirmou que Teerã deve ser um importante parceiro no combate ao terrorismo. Essa visita marca a primeira ida de um presidente iraniano à Europa em quase duas décadas. Oficialmente, o objetivo é que Teerã possa “conquistar espaço nas negociações de paz para conflitos no Oriente Médio”.

O esforço do Vaticano para não ferir as crenças muçulmanas foi tão grande que tapumes brancos foram colocados para tapar a nudez das estátuas dos Museus Capitolinos. No jornal Il Messaggero, a medida foi criticada.

“Cobrir as estátuas é uma prova de muita atenção que não pode ser compartilhada. O respeito a outras culturas não pode e não deve representar a negação da nossa”, disparou Luca Squeri, deputado do Forza Itália.

Outro aspecto que chama atenção é o fato de que no dia anterior (25), o papa Francisco ter pedido perdão aos protestantes e membros de outras igrejas cristãs pela perseguição de católicos no passado. Anunciou ainda que irá participar do lançamento das comemorações do 500º aniversário da Reforma.

Dia 31 de outubro, o pontífice estará na cidade sueca de Lund, na sede da Federação Luterana Mundial. Já foi anunciado que será usada uma “oração comum” que ambas as denominações cristãs irão usar durante as comemorações de 2017.


Etapas do ecumenismo mundial

Francisco volta a buscar aproximação com grupos religiosos que no passado eram inimigos mortais do catolicismo. Isso mostra que sua agenda ecumênica avança. Se uma união total ainda não é possível, essa situação seria impensável séculos atrás, quando os cruzados católicos travavam guerras contra os muçulmanos. Ou ainda quando protestantes e católicos derramavam mutuamente sangue nas guerras religiosas na Europa entre 1525 e 1648.

Em visita a Turquia no ano passado, o papa disse que cristãos e muçulmanos são “irmãos e irmãs viajando pelo mesmo caminho”.

Em reunião com Bartolomeu I, um dos mais importantes líderes da igreja ortodoxa falou sobre a tentativa de reunificação das duas vertentes do cristianismo, separadas há quase mil anos.

No último outubro, uma cerimônia no Vaticano reuniu líderes, de mais de uma dezena de tradições religiosas, incluindo sikhs e hindus. Francisco pediu na ocasião que “Todos os crentes, de todas as religiões, juntos, podemos adorar ao criador por ter nos dado o jardim que é esse mundo”.

No final, pediu que cada um fizesse orações, “conforme sua própria tradição religiosa” e conclamou aos representantes das diferentes fés presentes que pedissem ao “seu deus” que os fizesse “mais irmãos”. Perto da virada do ano, incluiu os ateus nesse grupo.

No início de 2016, o Vaticano publicou um vídeo com o papa afirmando “só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus”. 

Com informações de EFE e Reuters

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Rede Globo e a Promoção da Sodomia



A atriz Bruna Marquezine grava seu próximo trabalho, que é até então o mais ousado da carreira da jovem de 20 anos, que cresceu aos olhos do público. Na minissérie Nada será como antes, da Rede Globo, em comemoração aos 50 anos da chegada da televisão ao Brasil, Bruna aparecerá seminua em cenas de sexo com os atores Daniel de Oliveira, Jesuita Barbosa e Letícia Colin.

Uma das cenas já foi gravada, com 70 figurantes. A atriz, que interpreta uma cantora e dançarina de cabaré, dispensou dublê de corpo e também um adesivo para cobrir os mamilos. Seu corpo estará coberto por uma renda transparente. O despudor da atriz, conta-se, tem sido elogiado pela emissora. Nada será como antes é uma produção de Guel Arraes, João Falcão e Jorge Furtado, com estreia prevista para setembro.

FONTE: Liberta In

Cachoeira/São Félix: Moradores Ignoram Perigo e Brincam Nas Águas Elevadas do Rio Paraguaçu


A população das cidades de Cachoeira, São Félix e adjacências estão em alerta desde que o Departamento Administrativo da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo informou a abertura das comportas para a liberação do volume elevado de água nesta sexta-feira, 22. Segundo os responsáveis pela informação, a abertura das comportas aconteceria a partir das 18 horas com a garantia de que o volume liberado não traria efeitos negativos à população. 

Pelo visto, um grupo de jovens levou tão à sério esta informação que não hesitaram em aproveitar o nível elevado das águas que cortam as respectivas cidades para se para se aventurarem em cima de uma boia. 

Assista o vídeo:


Crédito Pela Postagem do Vídeo: Fabrício Gentil

Gestantes Cadastradas no Bolsa Família Receberão Repelentes Contra o Aedes Aegypti



O governo federal distribuirá gratuitamente repelentes de mosquitos a grávidas que participam do programa Bolsa Família. A ação busca intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou nesta última segunda-feira (25) que vai se reunir na quarta-feira (27) com os fabricantes de repelentes para estudar a viabilidade de fornecer a quantidade necessária. Segundo ele, o governo trabalha com o número médio de 400 mil gestantes em todo o país.

“Às demais pessoas, recomendamos que usem os repelentes. São produtos seguros, registrados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as pessoas podem comprar em farmácias para usar”, afirmou.

Marcelo Castro se reuniu com outros ministros e a presidenta Dilma Rousseff para discutir ações de exterminação do mosquito. Na sexta-feira (29), a presidenta visitará a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia, em Brasília, de onde conduzirá uma reunião por videoconferências com os governadores, cada um nas respectivas salas estaduais de combate ao mosquito.

Em entrevistas a jornalistas na noite de segunda-feira, ele informou que, para o dia 13 de fevereiro, está sendo planejada uma ação que colocará nas ruas 220 mil homens das Forças Armadas para “visitar casa por casa do Brasil”, distribuindo panfletos e orientando as famílias a participarem da mobilização contra o Aedes aegypti.

“Há 30 anos que esse mosquito habita o país e não conseguimos eliminá-lo. Se a sociedade brasileira não chamar a si esta responsabilidade neste momento grave de uma das crises maiores de saúde pública já vivida em qualquer tempo no Brasil, não seremos vitoriosos”, acrescentou Marcelo Castro.

De acordo com o ministro, o governo não vai “economizar nada” e fará “tudo que for necessário” no combate ao mosquito, que, segundo ele, é a forma mais eficaz de evitar o vírus Zika.

“Acho que houve uma certa contemporização com o mosquito. Agora a situação é completamente diferente. Além da dengue, o mosquito está transmitindo a chikungunya e principalmente a Zika. Precisamos essencialmente da mobilização da sociedade.”

Estratégia
No dia 15, Marcelo Castro havia descartado a distribuição de repelentes para todas as grávidas do país. A entrega foi anunciada em dezembro pelo governo, em uma tentativa de conter os casos de microcefalia associados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Na oportunidade, o ministro informou que o ministério voltara atrás na estratégia porque os laboratórios brasileiros não tinham capacidade de suprir a demanda de repelentes para distribuição a todas as grávidas do país.
Conforme o ministro, seriam definidos novos critérios para a distribuição, mas reconheceu que ministério ainda não sabe a quantidade exata de repelente que pode ser adquirida.

FONTE: Agência Brasil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Calendário do PIS Pasep 2016


Confira agora o calendário do pis pasep 2016/2017 com a data dos pagamentos para beneficiários com conta na caixa econômica federal. O calendário pis 2016 foi divulgado pelo Governo Federal este ano em parceria com o FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador ) e pelo CODEFAT.

Os trabalhadores com carteira assinada a mais de 5 anos tem direito ao pis pasep do ano de 2016 a 2017 desde que tenham trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior a saber 2015.


Calendário do PIS Pasep 2016/2017

Lembramos que a partir do dia 8 de julho de 2015 as foram criadas novas regras do pis pasep que influenciam diretamente no saque do abono salarial para os anos posteriores.

Conforme noticiado pelos principais sites como G1, Terra, IG Notícias e outros agora quem quiser receber o PIS Pasep 2016/2017 terá que trabalhar por mais 12 meses de carteira assinada para receber o benefício integral.

Se a pessoa trabalhar apenas 6 meses ela receberá o benefício de forma parcial como mostramos na tabela abaixo:



Quem tem direito ao PIS 2016/2017

Quem tem direito ao pis 2016 são os trabalhadores que possuem carteira assinada por pelo menos 5 anos e que tenham trabalhado neste período, um exemplo básico se você trabalhou em 2009 por 12 meses de carteira assinada e não tenha trabalhado em 2010, mas depois em 2011, 2012, 2013 e 2014 então você tem direito ao PIS, sendo obrigatório ter trabalhado também em 2015 por no mínimo 30 dias assinados em Carteira de Trabalho.

Com as novas regras do pis de 2016 essa regra muda e será necessário possuir pelo menos 6 meses assinados em carteira para poder receber meio salário mínimo.

E 12 meses em carteira para receber 1 salário mínimo completo a saber R$7
88,00 ( setecentos e oitenta e oito reais ). Esta regra já está valendo para o novo calendário do pis pasep 2016 a 2017.

Confira agora o Calendário PIS 2016/2017 atualizado para contas na Caixa Econômica Federal.




Novas Regras do PIS 2016

O pagamento do abono salarial 2015 não foi pago a todos os trabalhadores que tem direito ao PIS 2015, ou seja, quem nasceu em janeiro só vai receber a partir de janeiro de 2016 até o dia 30/06/2016. 

Da mesma forma nascidos em março receberão o pis "Com atraso" a partir do dia 16/02/2016 até o dia 30/06/2016 --> Pagamento integral do PIS pessoal.

Quem nasceu em maio ou junho receberá o pagamento do PIS com atraso a partir de 17 de março de 2016 até o dia 30 de Junho de 2016.


FONTE:Calendário do Pis BR

Copa SP de Juniores: Flamengo Vence o Corinthians Nos Pênaltis e Se Torna Tricampeão



Deu Flamengo. No duelo de times com maiores torcidas do país, venceu a equipe da gávea. 

O Flamengo desbancou o Corinthians na manhã desta segunda-feira, em partida válida pela final da da 47ª edição da Copa São Paulo de Juniores.

Após a desvantagem de dois gols, o Flamengo correu atrás e conseguiu igualar o resultado. Com 2x2 no placar, a partida, teve quer ser decidida nas penalidades máximas. O rubro-negro acabou vencendo por 4x3, e se tornou tricampeão da "copinha". 

O Corinthians continua sendo o clube com maior títulos do torneio. Das 47 edições, o timão conseguiu conquistar 9 títulos.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Copa SP de Juniores: Corinthians e Flamengo Decidem Título



A 47ª edição do maior torneio de base de futebol do Brasil está chegando ao fim. Após 20 dias de competição, são conhecidas as duas equipes que deixaram mais de 100 clubes pra trás, e farão a grande final.

De um lado o maior vencedor do torneio, o Corinthians, que chega à final pela 17ª vez e busca o seu décimo título da competição; do outro o Flamengo, bicampeão da copinha. Ambas as equipes chegam à decisão após vencer seus respectivos adversário de virada pelo placar de 2x1. O timão derrotou o Cruzeiros, enquanto que o Flamengo venceu a equipe do América (Mg). Os finalista desta edição conseguiram alçaram o retrospecto de 100% de aproveitamento. Ou seja, o vencedor poderá ser campeão com a incrível façanha de ter vencido todos os jogos disputados.

A partida será realizada no dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 10h, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em comemoração ao aniversário da cidade.

Histórico de títulos dos finalistas

Corinthians - 9 (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012 e 2015)
Flamengo - 2 (1990 e 2011)




Barragem Pedra do Cavalo Abrirá Comportas Nesta Sexta-Feira, (22).


Por conta do alto índice de chuvas nos últimos dias na Bahia, a Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo informou que irá abrir as comportas e liberar um volume elevado de água nesta sexta-feira, 22, a partir das 18h.
A UHE informou também que o volume não irá trazer efeitos negativos, e será liberado para manter os níveis da barragem regulares.

FONTE: Informativo Cultural A Pititinga

Cristóvão Colombo Pode Não Ter Sido o Primeiro a Chegar na América



Uma das afirmações mais repetidas em colégios pelo Brasil afora pode mudar drasticamente. Quem descobriu a América? Se você respondeu Cristóvão Colombo, então temos uma novidade para você.

Uma teoria que surgiu após a descoberta de um suposto ‘kit romano’ fez com que muitos especialistas apontassem o Império Romano como descobridor das Américas. E isso mil anos antes de Colombo e companhia.

Liderada pelo pesquisador Jovan Hutton, uma equipe de especialistas afirma term provas cabais sobre a descoberta ter sido feita por romanos. Segundo eles, o desembarque acontece na América do Norte.

As escavações nas quais uma espada, moedas e outros objetos supostamente pertencentes aos romanos foram encontrados aconteceram no Canadá. Ainda segundo a equipe, tribos indígenas locais também teriam várias referencias aos legionários romanos.

As afirmações feitas por Hutton e sua equipe ainda são tratadas como piada por grande parte dos historiadores do mundo. Eles afirmam que o pesquisador não apresenta fatos e provas concretas, apenas discurso. Por outro lado, são rebatidos com a promessa de que tudo será apresentado em breve.

Se confirmada, a teoria se uniria a outras famosas que dão conta de que outros povos conhecidos estiveram na América antes de Colombo. Além dos romanos, a hipótese mais forte é que os chineses possam ter sido uma dessas civilizações em questão.

FONTE: Yahoo

Tragédia: Árvore Cai Sobre Passarela da Avenida Tancredo Neves e Mata Senhora de 80




A vendedora ambulante Berenice Ferreira Rodrigues, de 80 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) depois de uma árvore cair sobre uma passarela e quatro carros estacionados próximo a avenida Tancredo Neves, em Salvador. O acidente aconteceu por volta das 10h30, na Rua Coronel Almerindo Rehem, ao lado do Teatro Sesc Casa do Comércio, trecho que dá acesso ao Salvador Shopping.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a vítima já estava morta. Segundo a polícia, a idosa sofreu fraturas nos membros inferiores. "Chegamos aqui e encontramos ela esmagada e com fraturas expostas. Esperamos a Defesa Civil, pois não tínhamos equipamentos específicos para retirar a árvore e nem a idosa", disse o tenente Arnaldo Pereira Santos, comandante da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (Iguatemi). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a idosa estava acompanhada do filho, mas ele não quis ser atendido pelo Samu. Pessoas que presenciaram o acidente tentaram ajudar no resgate. 


Segundo testemunhas, a vítima era vendedora ambulante e estava no local trabalhando quando a árvore caiu. Equipes do Salvar e Corpo de Bombeiros também foram acionados para fazer a remoção do corpo. Uma viatura da Polícia Militar e a Defesa Civil também estão no local. 


FONTE: Correio*

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Brasil Fecha 2015 Com 1,54 Milhão de Vagas Formais, Pior Taxa em 24 Anos




As demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em todo ano passado, informou o Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (21) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2014, foram criados cerca de 420 mil empregos com carteira assinada.

O resultado de 2015 é o pior para um ano da série histórica do Ministério do Trabalho, que tem início em 2002, considerando ajustes. Na série sem ajustes, é o pior desempenho desde 1992, quando teve início a contabilização dos empregos formais pelo governo. Com isso, trata-se do pior resultado em 24 anos.

O fechamento de vagas aconteceu em meio à forte queda do nível de atividade da economia, com a economia em recessão e disparada da inflação – que ficou em 10,67% em 2015, o maior patamar em 13 anos. No último ano, também houve aumento de vários tributos por parte do governo.


'Ano difícil'
"2015 foi um ano difícil. Não é um resultado bom. Tivemos redução de empregos e da média de salários de admissão, mas as conquistas dos últimos anos estão preservadas, pois o estoque de empregos continua alto. Queremos recuperar a geração de empregos", declarou o ministro do Trabalho e da Previdência, Miguel Rossetto.

Ele não quis fazer uma previsão para o número de empregos formais neste ano. Disse apenas que deve haver uma melhora frente a 2015.

Segundo o ministro, um "conjunto de iniciativas" está sendo debatido para recuperação da economia. Entre elas, citou investimentos em infraestrutura a partir das concessões e ações do Ministério da Fazenda para melhorar a oferta de crédito no Brasil, além do patamar do câmbio – dólar alto torna as exportações mais baratas e as compras do exterior mais caras.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, atualmente, todo o esforço do governo federal está voltado para impedir que o desemprego se eleve ainda mais. "Todo esforço do governo […] é para impedir que, no Brasil, nós tenhamos um nível de desemprego elevado. Para mim, é a grande preocupação, é o que nós olhamos todos os dias. É aquilo que mais me preocupa e aquilo que requer mais atenção do governo”, disse.

Estoque total de empregos
Com o corte de vagas em 2015, o estoque (número total de empregos formais existentes) fechou o ano passado em 39,663 milhões de pessoas. Com isso, houve queda frente ao patamar registrado no final de 2014 (41,2 milhões de pessoas com carteira assinada). Também ficou abaixo do patamar do fim de 2013 (40,78 milhões de empregos formais) e de 2012 (39,646 milhõões).

"O dado importante é que as dificuldades não foram capazes de destruir as conquistas importantes dos últimos anos. Preservamos um mercado de trabalho formal forte. O mercado de trabalho formal cresceu muito nos últimos anos", acrescentou o ministro Rossetto. Segundo ele, mais de 10 milhões de empregos formais foram criados nos últimos dez anos.

Salário médio de admissão cai
No ano passado, o salário médio de admissão ficou em R$ 1.270,74, contra R$ 1.291,86 em 2014, o que representa umaqueda real de 1,64%.

Ano de 2015 por setores
De acordo com os números do governo, quase todos os setores da economia demitiram no ano passado, com exceção da agricultura, que contratou 9,8 mil pessoas.

A indústria de transformação foi o setor que mais demitiu trabalhadores com carteira assinada no ano passado, com 608 mil demissões, seguida pela construção civil (-416 mil vagas).

Em terceiro lugar, aparecem os serviços, com 276 demissões em 2015, seguidos pelo comércio, com 218 mil vagas fechadas no período. A indústria extrativa mineral registrou 14 mil demissões no ano passado. A administração pública demitiu 9,23 mil.

Regiões do país
O emprego formal caiu em todas as regiões do país no ano passado. Em 2014, a Região Sudeste fechou 891.429 empregos com carteira assinada, enquanto que a região Nordeste perdeu 254.402 vagas com carteira assinada.

Na região Sul, houve o fechamento de 229.320 empregos com carteira assinada e, na região Norte, outros 100.212 trabalhadores foram demitidos. Na região Centro-Oeste, foram fechadas 67.008 vagas formais de trabalho.

FONTE: G1
Veja Também