quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Clima de Insegurança Assusta Moradores do Recôncavo Baiano


Os moradores da cidades de Cachoeira, São Félix, Maragojipe e municípios adjacentes estão vivendo em clima de apreensão total. Nunca, em toda a sua história, o reconcóvio baiano constatou um período tão crítico quando o assunto é segurança pública. Os altos índices de violência, têm feito com que as comunidades em questão percam um pouco do brilho da sua história e passem a figurar entre cidades que mais corroboram para a iminência da criminalidade.

Fazendo um breve levantamento, podemos constatar em menos de seis meses, o registro de cinco explosões de agências bancárias, a saber duas em Maragojipe, duas em Cachoeira e uma em São Félix; além das guerras entre facções criminosas que têm ceifados inúmeras vidas, apavorando as pessoas de bem. Vale ressaltar também os três assaltos à agência do correio em Maragojipe, em um espaço de tempo de 90 dias, assim como, o arrastão realizado pelos "piratas do recôncavo", que apavoraram os moradores do distrito de Coqueiros do Paraguaçu no início do ano em curso.



A pergunta que não quer calar é: até quando? 


  • Até quando população do recôncavo irá conviver com este clima de insegurança? 
  • Perderemos de vez o brilho da nossa história? 
  • Seremos lembrados nas páginas de jornais (impressos ou eletrônicos) pelo papel fundamental que tivemos em prol à independência da Bahia ou pelo fato de a nossa liberdade está condicionada às mensagens de toque de recolher de facções criminosas?
  • Até quando o Governo do Estado será omissão a esta situação? 


Até o presente momento, não há nenhuma nota oficial do Governo do Estado sobre o caso. Nenhuma tentativa de tentar amenizar, ao menos, a tensão que se instala no recôncavo. O único pronunciamento de que se tem notícia de alguém ligado à política é o do ex-deputado federal e superintendente do Procon na Bahia, Marcos Medrado. Segundo Medrado, que também é âncora do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM, "a situação está sem controle a tal ponto que tem que haver uma intervenção das Forças Armadas na cidade de Maragogipe".



Imagens Sobre o Levantamento
03 de agosto de 2016 - Explosão à agência do Banco do Brasil de Maragojipe 






Segundo informações, cerca de trinta homens explodiram o cofre do Banco do Brasil e fugiram pelo de barco pelo Rio Paraguaçu. Na ação os criminosos os criminosos espalharam miguelitos para dificultar a perseguição dos agentes da policia.

25 de Outubro de 2016 - Agência dos Correios é Assaltada 



05 de Janeiro de 2017 - Arrastão Apavora Moradores do Distrito de Coqueiros do Paraguaçu. 

Segundo moradores, bandidos fizeram um arrastão na comunidade, efetuando disparos com arma de fogo para o alto numa tentativa de assustar a comunidade causando pânico e insegurança. Há indícios até algumas residências foram invadidas... 



29 de Janeiro - Granada é Encontrada Após Briga Entre Facções Pelo Domínio do Tráfico de Drogas



Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi direcionada para a cidade visando para recolher o explosivo.



01 de Fevereiro - Grupo Fortemente Armado "Explodiu" Agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.




Para facilitar a fuga, os elementos queimaram um automóvel na Ponte Dom Pedro II, que liga as cidade São Félix e Cachoeira. 


A ação "foi registrada" por um internauta que não hesitou em lançá-lo na rede. O vídeo amador logo se espalhou na web. Para assistir, clique aqui

A Polícia Militar e Civil cercaram o local até a chegada da PF que cuidará do caso pelo fato de as agências serem de bancos federais.



Com Informações: Blog do Zevaldo Sousa

0 comentários:

Postar um comentário

Veja Também