sexta-feira, 7 de abril de 2017

Hemoba Faz Alerta Sobre Nível do Estoque Para Atendimentos Durante a Semana Santa

Resultado de imagem para imagens doacao de sangue
Crédito: Ilhéus 24 horas

O feriado da Semana Santa costuma trazer muito movimento nas estradas baianas. O aumento do fluxo de veículos vem acompanhado com uma grande preocupação, a ocorrência de acidentes. Por esta razão, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) precisa se preparar para atender todas as demandas emergenciais e faz um apelo para que a população compareça em qualquer uma das suas 27 unidades distribuídas no estado e doe sangue.

Em Salvador, os candidatos interessados em doar sangue podem comparecer ao Hemocentro Coordenador da Hemoba, localizado na Ladeira do HGE, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, aos sábados o atendimento é das 7h30 às 12h30. Além do hemocentro, os voluntários têm a opção de doar no Hospital do Subúrbio, Hospital Santo Antônio (OSID), Sac Cajazeiras ou em um dos Hemóveis (unidades móveis), que tem informações do roteiro divulgadas semanalmente nas páginas oficias da Fundação.

No interior da Bahia são mais 21 unidades de coleta da Hemoba preparadas para receber os doadores, entre elas estão as de Feira de Santana, Barreiras, Teixeira de Freitas, Jequié, Guanambi, Irecê, Juazeiro e Valença. Os endereços completos e horários de atendimento de todas as unidades podem ser conferidos na aba "Onde Doar".

A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança todos os pedidos de unidades de saúde e hospitais com serviço de urgência e emergência e que possuem agências transfusionais.

Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menos de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.


FONTE: Hemoba

0 comentários:

Postar um comentário

Veja Também